Avançar para o conteúdo principal

Solomon Asch e o comportamento humano.


  Na aula de quarta-feira passada abordamos essencialmente o tema do comportamento humano e como este pode mudar conforme as diferentes situações em que nos encontramos. Tudo depende de tudo, se estamos a ser observados, quem está connosco no mesmo espaço, qual a ação que estamos a praticar, enfim uma série de coisas...  


  Como vimos no experimento de Asch e podemos ainda ver no vídeo em baixo, por vezes o Ser Humano tem dificuldades em seguir a sua própria linha de raciocínio quando colocado em certas situações. Para uma sala, foram convidados 6 estudantes de uma universidade sendo que a 5 deles foi-lhes dito para dar a mesma resposta errada. Ao longo do vídeo podemos observar o comportamento do jovem a quem não lhe foi dito absolutamente nada, que, baralhado, muda a sua resposta e questiona as suas próprias capacidades e instintos devido à pressão exercida pelos restantes colegas. 


  Assim, podemos perceber que a nossa parte social mexe muito com o nosso raciocínio, com o nosso comportamento e com os nossos processos mentais.


Maria Caldas, Nº25, 12ºD



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A mente como um sistema de construção no mundo.

  A mente  é um  sistema de construção do mundo . “É com  a mente  que pensamos: pensar é ter uma  mente  que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da  mente .” A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não “copia” a informação – interpreta-a. A informação em si não possui qualquer significado, e para que a representação possa ser útil, para se compreender qualquer relação interior/exterior, entre mente/comportamento, a representação tem de ter significado para a mente. A mente constrói significados. Cria o sentido que atribuímos ao mundo e à nossa existência e produz cenários e imagens do que ainda não aconteceu (projeta, imagina).  Pensamento e ação - “É em relação que cada ser humano conhece o mundo, o que sente e age sobre ele. É um processo que acontece a cada momento e de forma integrada. Não conhecemos sem sentir e agir, não agimos sem conhecer e sentir e não ...

Dicotomias na explicação e compreensão do comportamento humano.

Dicotomias na explicação e compreensão do comportamento humano.  Dicotomias são ideias com dois pólos ou posições completamente distintas, com perspectivas e orientações extremas, divergências que nos permitem compreender o Ser Humano, o seu comportamento e os seus processos mentais.  Apesar de se tratar de ideias fundamentalmente opostas, procura-se criar uma síntese que integre os dois polos, até porque, não é possível estabelecer uma divisão definitiva entre as várias abordagens ao comportamento humano e os processos mentais feitas ao longo dos tempos. Inato:   Os defensores do polo  inato acreditam que o Ser Humano é definido pelas características biológicas e corporais, ou seja, que existe uma natureza em nós, definida pelos nossos genes, ou até pela nossa evolução filogenética, responsável por quem somos e por como nos comportamos. Assim, os progenitores seriam responsáveis pela constituição orgânica e psicológica dos indivíduos;  Freud afirma que existem ...

Normalização, conformismo e obediência

  Normalização – Através do processo de socialização integramos um conjunto de regras de normas vigentes na sociedade em que estamos inseridos e que regulam os comportamentos. As normas estruturam as interações com os outros e são aprendidas nos vários contextos sociais onde a sua aprendizagem não é consciente a maior parte das vezes. As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento. A sua interiorização progressiva ao longo do processo de socialização torna-as tão naturais que nós nem nos apercebemos da forma como influenciam os nossos pensamentos e comportamentos.   Conformismo – Nas nossas vivências pessoais já experienciámos situações desconfortáveis na qual reconhecemos que não transmitimos a nossa opinião pessoal sobre um assunto ou conhecimento, por exemplo, quando assistimos um filme com alguns amigos, mas não gostamos do filme, mas, no entanto, o grupo com quem estamo...