Estádio Fálico/Estádio de Latência
Depois de abordarmos melhor o conceito de estado fálico, e todos os seus antecedentes ( oral e anal), aqui vou fazer uma conclusão do Estádio Fálico e uma breve introdução ao Estádio de Latência que é o que sucede ao Estádio Fálico.
O Estádio fálico desenvolve-se entre os 3 e os 6 anos de idade. Nesta altura a criança vive um confronto central com o seu desenvolvimento sexual, o que dá origem ao Complexo de Édipo.
No entanto é também este estádio fálico que a criança cria uma atração sexual pelo seu progenitor, normalmente do sexo oposto, e reprime o progenitor do mesmo sexo, mas normalmente tentando sempre imitar tudo o que o seu progenitor do mesmo sexo faz.
O estádio de latência ocorre entre os 5 anos de idade e a puberdade.
Tudo o que é sentido durante o estádio fálico é esquecido, a criança por vezes pode sentir vergonha, nojo ou mesmo orgulho (atitudes do ego), são vários os tipos de sentimentos intensificados neste período de tempo.
Aqui os processos com os seus progenitores do mesmo sexo já são vistos de maneira diferente, deixando de existir o complexo de édipo.
Existe um novo fator que é o espaço exterior, fora da sua residência, por exemplo a escola, que dá uma perspectiva diferente daquilo que tivera sido vivido ate agora.
Normalmente durante este período de tempo as necessidades sexuais diminuem. A sexualidade torna-se reprimida e a criança procura outro tipo de conhecimento intelectual.
Comentários
Enviar um comentário