Avançar para o conteúdo principal

Estádio Fálico/Estádio de Latência

Estádio Fálico/Estádio de Latência

Depois de abordarmos melhor  o conceito de estado fálico, e todos os seus antecedentes ( oral e anal), aqui vou fazer uma conclusão do Estádio Fálico e uma breve introdução ao Estádio de Latência que é o que sucede ao Estádio Fálico.

O Estádio fálico desenvolve-se entre os 3 e os 6 anos de idade. Nesta altura a criança vive um confronto central com o seu desenvolvimento sexual, o que dá origem ao Complexo de Édipo. 

Nesta altura a criança apercebe-se que os seus órgãos genitais são fonte de prazer, através da sua autoestimulação.

No entanto é também este estádio fálico que a criança cria uma atração sexual pelo seu progenitor, normalmente do sexo oposto, e reprime o progenitor do mesmo sexo, mas normalmente tentando sempre imitar tudo o que o seu progenitor do mesmo sexo faz. 

O estádio de latência ocorre entre os 5 anos de idade e a puberdade. 

Tudo o que é sentido durante o estádio fálico é esquecido, a criança por vezes pode sentir vergonha, nojo ou mesmo orgulho (atitudes do ego), são vários os tipos de sentimentos intensificados neste período de tempo. 

Aqui os processos com os seus progenitores do mesmo sexo já são vistos de maneira diferente, deixando de existir o complexo de édipo.

Existe um novo fator que é o espaço exterior, fora da sua residência, por exemplo a escola, que dá uma perspectiva diferente daquilo que tivera sido vivido ate agora. 


Normalmente durante este período de tempo as necessidades sexuais diminuem. A sexualidade torna-se reprimida e a criança procura outro tipo de conhecimento intelectual. 


 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A mente como um sistema de construção no mundo.

  A mente  é um  sistema de construção do mundo . “É com  a mente  que pensamos: pensar é ter uma  mente  que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da  mente .” A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não “copia” a informação – interpreta-a. A informação em si não possui qualquer significado, e para que a representação possa ser útil, para se compreender qualquer relação interior/exterior, entre mente/comportamento, a representação tem de ter significado para a mente. A mente constrói significados. Cria o sentido que atribuímos ao mundo e à nossa existência e produz cenários e imagens do que ainda não aconteceu (projeta, imagina).  Pensamento e ação - “É em relação que cada ser humano conhece o mundo, o que sente e age sobre ele. É um processo que acontece a cada momento e de forma integrada. Não conhecemos sem sentir e agir, não agimos sem conhecer e sentir e não ...

A CULTURA (INDIVIDUOS E GRUPOS)

  A CULTURA (INDIVIDUOS E GRUPOS) Grupo social  Na Psicologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo. Estabilidade nas relações interpessoais e sentimentos partilhados numa mesma unidade social são as condições suficientes. Além disso, é importante observar que o grupo existe mesmo que não se esteja próximo dos componentes. Prova disso está no fato de que, ao sairmos da última aula da semana, embora fiquemos longe daqueles que compõem a nossa sala, a turma por si só não se desfaz, ainda existindo enquanto grupo. Da mesma forma, podemos pensar isso nas nossas famílias, o que comprova o facto de que o grupo é uma realidade, ou seja, mesmo que os indivíduos estejam longe, permanece o sentimento de presença dentro da consciência de cada um. Redes de comunicação   No  inter...

Conceções do Ser Humano e o objeto da psicologia

Conceções do Ser Humano e o objeto da psicologia O que é o Consciente ? O nível consciente nada mais é do que tudo aquilo do que estamos conscientes no momento , no agora. Ele corresponderia á menor parte da mente humana. Nele está tudo o que podemos perceber e acessar de forma intencional. Outro aspeto importante é que o consciente funciona de acordo com as regras sociais , respeitando tempo e espaço. Isso significa que é por meio dele que se dá a nossa relação com o mundo externo. O nível consciente seria nossa capacidade de perceber e controlar o nosso conteúdo mental. Apenas aquela parte do nosso conteúdo mental presente no nível consciente é que pode ser percebida e controlada por nós. Podendo assim resumir que , o Consciente responde pelo aspeto racional , por aquilo que estamos pensando , pela nossa mente atenta e por nossa relação com o undo exterior a nós. É uma pequena parte da nossa mente , embora acreditemos que seja maior. O que é o Pré-Consciente ? O pré-con...