Avançar para o conteúdo principal

Estádio Fálico/Estádio de Latência

Estádio Fálico/Estádio de Latência

Depois de abordarmos melhor  o conceito de estado fálico, e todos os seus antecedentes ( oral e anal), aqui vou fazer uma conclusão do Estádio Fálico e uma breve introdução ao Estádio de Latência que é o que sucede ao Estádio Fálico.

O Estádio fálico desenvolve-se entre os 3 e os 6 anos de idade. Nesta altura a criança vive um confronto central com o seu desenvolvimento sexual, o que dá origem ao Complexo de Édipo. 

Nesta altura a criança apercebe-se que os seus órgãos genitais são fonte de prazer, através da sua autoestimulação.

No entanto é também este estádio fálico que a criança cria uma atração sexual pelo seu progenitor, normalmente do sexo oposto, e reprime o progenitor do mesmo sexo, mas normalmente tentando sempre imitar tudo o que o seu progenitor do mesmo sexo faz. 

O estádio de latência ocorre entre os 5 anos de idade e a puberdade. 

Tudo o que é sentido durante o estádio fálico é esquecido, a criança por vezes pode sentir vergonha, nojo ou mesmo orgulho (atitudes do ego), são vários os tipos de sentimentos intensificados neste período de tempo. 

Aqui os processos com os seus progenitores do mesmo sexo já são vistos de maneira diferente, deixando de existir o complexo de édipo.

Existe um novo fator que é o espaço exterior, fora da sua residência, por exemplo a escola, que dá uma perspectiva diferente daquilo que tivera sido vivido ate agora. 


Normalmente durante este período de tempo as necessidades sexuais diminuem. A sexualidade torna-se reprimida e a criança procura outro tipo de conhecimento intelectual. 


 





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A mente como um sistema de construção no mundo.

  A mente  é um  sistema de construção do mundo . “É com  a mente  que pensamos: pensar é ter uma  mente  que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da  mente .” A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não “copia” a informação – interpreta-a. A informação em si não possui qualquer significado, e para que a representação possa ser útil, para se compreender qualquer relação interior/exterior, entre mente/comportamento, a representação tem de ter significado para a mente. A mente constrói significados. Cria o sentido que atribuímos ao mundo e à nossa existência e produz cenários e imagens do que ainda não aconteceu (projeta, imagina).  Pensamento e ação - “É em relação que cada ser humano conhece o mundo, o que sente e age sobre ele. É um processo que acontece a cada momento e de forma integrada. Não conhecemos sem sentir e agir, não agimos sem conhecer e sentir e não ...

O Construtivismo do Piaget

O Construtivismo do Piaget Jean Piaget Considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, Jean Piaget nasceu em 1896, em Neuchâtel, na Suíça, tendo mostrado, desde muito cedo um grande interesse pela observação e análise da natureza, que se reflete no estudo que desenvolveu sobre os moluscos dos lagos suíços.  Frequentou vários cursos: Química, Geologia, Biologia e Matemática. Aos 21 anos, faz um doutoramento em Ciências. Estuda, ao mesmo tempo, Filosofia, Lógica e Epistemologia.  -------------------------------------------------------------------------- Na década de 20 do século XX, a Psicologia está dominada por duas correntes, que se opõem:  o gestaltismo, que defende que o cérebro contém estruturas inatas que determinam o modo como o sujeito organiza o mundo e as aprendizagens; o behaviorismo, que considera o sujeito como determinado pelos condicionalismos do meio Para os primeiros, os conhecimentos são inatos; para os outros, são adquiridos por estímulos do...

Dicotomias na explicação e compreensão do comportamento humano.

Dicotomias na explicação e compreensão do comportamento humano.  Dicotomias são ideias com dois pólos ou posições completamente distintas, com perspectivas e orientações extremas, divergências que nos permitem compreender o Ser Humano, o seu comportamento e os seus processos mentais.  Apesar de se tratar de ideias fundamentalmente opostas, procura-se criar uma síntese que integre os dois polos, até porque, não é possível estabelecer uma divisão definitiva entre as várias abordagens ao comportamento humano e os processos mentais feitas ao longo dos tempos. Inato:   Os defensores do polo  inato acreditam que o Ser Humano é definido pelas características biológicas e corporais, ou seja, que existe uma natureza em nós, definida pelos nossos genes, ou até pela nossa evolução filogenética, responsável por quem somos e por como nos comportamos. Assim, os progenitores seriam responsáveis pela constituição orgânica e psicológica dos indivíduos;  Freud afirma que existem ...