A caixa de Skinner foi criado por Skinner, que retomou os estudos de Ivan Pavlov e de Edward Lee Thorndike e os aprofundou. O objetivo da caixa de Skinner era observar como o comportamento humano muda de acordo com o efeito causado por esse comportamento. Por exemplo, colocamos um rato na caixa, junto de uma alavanca, pode demorar um tempo, mas o animal acha a alavanca e a mexe, e com a alavanca movida, um dispositivo envia comida para o rato. O mais provável é que o animal assimile que ao mexer na alavanca, receba comida em troca, o que o fará usar a alavanca repetidamente, mas se noutro caso, a alavanca ativar um choque elétrico no piso da caixa, aí o rato não irá mais usar a alavanca, pois sabe que irá sofrer caso o faça.
A teria da caixa de Skinner é que o vínculo associativo que se instaura entre resposta e reforço que determina a aprendizagem é manutenção do comportamento, pois como referi acima, o rato pode demorar a encontrar a alavanca e a usar, mas a partir do momento que ele assimila que ao usar a alavanca será recompensado, começará a usar mais a alavanca.
Pedro Coelho N°27 12°D
Comentários
Enviar um comentário