Behaviorismo é uma teoria psicológica que objetiva estudar a psicologia através da observação do comportamento, com embasamento em metodologia objetiva e científica fundamentada na comprovação experimental, e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente como sensação, percepção, emoção e sentimentos.
A preocupação central de Watson foi afastar-se da psicologia tradicional, que tinha por objetivo o estudo da mente, da consciência, através da introspeção. Declara a necessidade de a Psicologia se constituir como ciência autónoma e objetiva, uma ciência natural e experimental. Embora não negando os estados mentais e a consciência, considera que não se podem constituir como objeto de estudo da Psicologia. São constituintes da vida pessoal de cada um, mas não objeto de uma ciência.
Para ele, a Psicologia como ciência tem como objeto de estudo, o comportamento objetivamente observável – conjunto de respostas a estímulos R=f (s). O método de estudo segundo Watson seria o método experimental. A finalidade deste método é observar, quantificar e descrever o comportamento, com o objetivo de o prever.
Comentários
Enviar um comentário