Avançar para o conteúdo principal

Conceções do Ser Humano e o objeto da psicologia

Conceções do Ser Humano e o objeto da psicologia

O que é o Consciente ?

O nível consciente nada mais é do que tudo aquilo do que estamos conscientes no momento , no agora. Ele corresponderia á menor parte da mente humana. Nele está tudo o que podemos perceber e acessar de forma intencional.

Outro aspeto importante é que o consciente funciona de acordo com as regras sociais , respeitando tempo e espaço. Isso significa que é por meio dele que se dá a nossa relação com o mundo externo.

O nível consciente seria nossa capacidade de perceber e controlar o nosso conteúdo mental. Apenas aquela parte do nosso conteúdo mental presente no nível consciente é que pode ser percebida e controlada por nós.

Podendo assim resumir que , o Consciente responde pelo aspeto racional , por aquilo que estamos pensando , pela nossa mente atenta e por nossa relação com o undo exterior a nós. É uma pequena parte da nossa mente , embora acreditemos que seja maior.

O que é o Pré-Consciente ?

O pré-consciente é muitas vezes chamado de “ subconsciente ” , mas é importante destacar que Fred não utilizava o termo subconsciente. O pré-consciente refere-se àqueles conteúdos que podem chegar ao consciente , mas que lá não permanecem.

Os conteúdos são informações sobre as quais não pensamos , mas que são necessárias para que o consciente faça suas funções. Nosso endereço , o segundo nome , nome de amigos , telefones e assim entre muitas coisas.

É importante lembrar também , que apesar de se chamar pré-consciente , esse nível mental pertence ao inconsciente . Podemos pensar no pré-consciente como algo que fica entre o inconsciente e o consciente , filtrando assim informações que passarão de um nível ao outro.

O que é o Inconsciente ?

O inconsciente , refere-se a todo o conteúdo menta que não está disponível para a pessoa em determinado momento.

Ele para além de ser a maior fatia da nossa mente , é também para Freud a mais importante. Quase todas as memórias que acreditamos estarem perdidas para sempre , todos os nomes esquecidos , os sentimentos que ignoramos , estão no nosso inconsciente.

Isso mesmo , desde  a mais tenra infância , os primeiros amigos ,as primeiras compreensões , tudo está guardado. Mas será possível ter acesso a esse mesmo? Sim! . É possível , não em toda a generalidade , mas sim de algumas fatias. Esse acesso acontece muita das vezes através dos sonhos e da psicologia psicanalítica.

Para Freud , a reflexão que mais interessa quanto ao inconsciente , é vê-lo com uma porção da nossa mente que não está acessível para a lembrança clara , que não é fácil , talvez nem mesmo possível converte-lo em palavras claras.

Podemos dizer que o inconsciente , tem uma linguagem própria , não se baseia no tempo cronológico ao qual estamos acostumados .

Também , é possível dizer que o inconsciente não abrange o “ Não ” , ou seja , ele é baseado na pulsão e , em certo sentido na agressividade e na realização imediata do desejo.

Por isso , a nível mental a mente pode criar barreiras e interdições , chamadas de recalques ou recalcamentos , para evitar que o desejo se realize. Ou então , a nível social , criar leis e regras morais , bem como converter esta energia para atividades “ úteis ” á sociedade , como o trabalho e a arte , processo que Freud chama de sublimação.

O que é o comportamento observável ?

Quando dizemos comportamento , surgem duas ideias: comportamentos fechados e comportamentos abertos.

Os comportamentos abertos , são aqueles que são visíveis a todos. Em resumo , são comportamentos observáveis . São exemplos de comportamentos abertos a forma de vestir , a maneira de falar , de comer , cor do cabelo , a cor das calças.

De forma geral , estas são ações de indivíduos ou grupo que vemos todos os dias. São ações que são observáveis e podem ser mensuradas de quando a quando.

Em contraste , os comportamentos fechados são aqueles que não são visíveis a olho nu. São os comportamentos invisíveis , como por exemplo a raiva ,o ciúme , pena , bondade , felicidade, tristeza etc. .


                                                                                             Leonardo Pinto nº20 12D

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Neurociência de Damásio

  Dados Biográficos      António Damásio nasceu em Lisboa, em 1944. Licenciou-se e fez o doutoramento em Neurologia, na Universidade de Lisboa, tendo começado a desenvolver as suas pesquisas no Centro de Estudos Egas Moniz, no laboratório de investigação da linguagem. Vai para o EUA como investigador do Centro de Pesquisas da Afasia de Boston. Integra a Universidade de Iowa, dirigindo o Departamento de Neurologia do Comportamento e o Departamento Cognitiva e o Centro de Investigação da Doença de Alzheimer desta universidade.     É o estudo do comportamento de muitos dos seus doentes, com lesões cerebrais, que o leva a colocar um conjunto de hipótese inovadoras relativamente ao funcionamento de cérebro. Juntamente com a sua mulher, Hanna Damásio, e uma equipa de investigadores, desenvolveu trabalhos de pesquisa que o levam a analisar as consequências, no comportamento, de uma lesão nos lobos pré-frontais, decorrente de um acidente ocorrido em 1848. O fa...

O Construtivismo do Piaget

O Construtivismo do Piaget Jean Piaget Considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, Jean Piaget nasceu em 1896, em Neuchâtel, na Suíça, tendo mostrado, desde muito cedo um grande interesse pela observação e análise da natureza, que se reflete no estudo que desenvolveu sobre os moluscos dos lagos suíços.  Frequentou vários cursos: Química, Geologia, Biologia e Matemática. Aos 21 anos, faz um doutoramento em Ciências. Estuda, ao mesmo tempo, Filosofia, Lógica e Epistemologia.  -------------------------------------------------------------------------- Na década de 20 do século XX, a Psicologia está dominada por duas correntes, que se opõem:  o gestaltismo, que defende que o cérebro contém estruturas inatas que determinam o modo como o sujeito organiza o mundo e as aprendizagens; o behaviorismo, que considera o sujeito como determinado pelos condicionalismos do meio Para os primeiros, os conhecimentos são inatos; para os outros, são adquiridos por estímulos do...

A complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico

Programa Genético      Todo os seres vivos estão geneticamente programados, isto é, todos os animais cumprem um programa genético que os leva no seu desenvolvimento a exibirem certas características e certos comportamentos. Todo o ser vivo é também um sistema aberto, no sentido em que as capacidades e características que recebeu hereditariamente só se manifestam se o meio for apropriado. Em comparação com os outros animais, o carácter aberto do sistema humano faz-se sentir de forma significativa. O etologista Kornad Lorenz introduziu os conceitos de programa aberto e programa fechado, para diferenciar as espécies em que a capacidade de aprender é muito limitada, daquelas cujo reportório comportamental é suscetível de se ampliar grandemente por meio das aprendizagens.      O programa genético fechado prevê de forma estruturada processos evolutivos e comportamentos caraterísticos de determinada espécies (por exemplo o lagarto).      É o process...