O que é lentificação?
lentificação tem a vantagem de permitir o desenvolvimento de estruturas biológicas e mentais complexas e a aprendizagem de múltiplos aspetos
No ser humano, o inacabamento e a lentificação possibilitaram a complexificação quer a nível filogenético quer a nível ontogenético.
A infância é longa nos humanos. A autonomia é tardia. A atuação individualizada só é possível passados vários anos. A lentificação não é de todo uma perda de tempo mas sim uma vantagem para o homem.
-Desenvolvimento lento- lentificação;
-Resultado do desenvolvimento complexo- complexificação;
-Autonomia e atuação individualizada tardia- individuação;
O que é individuação?
Processo de singularidade e autonomia que permite a cada ser humano escapar à padronização, comportando-se assim de forma original.
A simplicidade do animal deriva de um sistema nervoso rudimentar e de um processo rápido de maturação bem como comportamentos preformados resultantes de esquemas inatos. Deriva também da submissão a respostas típicas da espécie.
A complexidade do ser humano deriva de um sistema nervoso desenvolvido e da lentificação no desenvolvimento bem como das necessidades e possibilidades de aprendizagem.
O cérebro é o órgão mais espantoso que ser humano possui e, embora haja muita coisa que ainda constitui um imenso mistério na área da neurologia, por outro lado já nos é possível dar a conhecer muitas das suas funções, nomeadamente a função vicariante.
O que é a função vicariante?
A função vicariante é a capacidade de recuperar total ou parcialmente as capacidades perdidas devido a uma lesão cerebral.
Vasco Ribeiro 12ºD/Nº29
Comentários
Enviar um comentário