Avançar para o conteúdo principal

A relação entre o cérebro e a capacidade de adaptação e de autonomia do ser humano

O que é lentificação?

lentificação tem a vantagem de permitir o desenvolvimento de estruturas biológicas e mentais complexas e a aprendizagem de múltiplos aspetos

No ser humano, o inacabamento e a lentificação possibilitaram a complexificação quer a nível filogenético quer a nível ontogenético.

A infância é longa nos humanos. A autonomia é tardia. A atuação individualizada só é possível passados vários anos. A lentificação não é de todo uma perda de tempo mas sim uma vantagem para o homem.


-Desenvolvimento lento- lentificação;

-Resultado do desenvolvimento complexo- complexificação;

-Autonomia e atuação individualizada tardia- individuação;



                                           

O que é individuação?

Processo de singularidade e autonomia que permite a cada ser humano escapar à padronização, comportando-se assim de forma original.


A simplicidade do animal deriva de um sistema nervoso rudimentar e de um processo rápido de maturação bem como comportamentos preformados resultantes de esquemas inatos. Deriva também da submissão a respostas típicas da espécie.
A complexidade do ser humano deriva de um sistema nervoso desenvolvido e da lentificação no desenvolvimento bem como das necessidades e possibilidades de aprendizagem.

Plasticidade e aprendizagem

Plasticidade das células nervosas ou seja, possibilidade de alterações fisiológicas dos neurónios resultantes da aprendizagem e da memória. O exercício intelectual provoca modificações nas células nervosas. Com a aprendizagem aumentamos a nossa massa encefálica implicada nesses processos e desenvolvemos as ligações sinápticas.
A função vicariante também comprova a plasticidade do cérebro.
O cérebro é o órgão mais espantoso que ser humano possui e, embora haja muita coisa que ainda constitui um imenso mistério na área da neurologia, por outro lado já nos é possível dar a conhecer muitas das suas funções, nomeadamente a função vicariante.

O que é a função vicariante?

A função vicariante é a capacidade de recuperar total ou parcialmente as capacidades perdidas devido a uma lesão cerebral.



                                                                                                              Vasco Ribeiro 12ºD/Nº29

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A mente como um sistema de construção no mundo.

  A mente  é um  sistema de construção do mundo . “É com  a mente  que pensamos: pensar é ter uma  mente  que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da  mente .” A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não “copia” a informação – interpreta-a. A informação em si não possui qualquer significado, e para que a representação possa ser útil, para se compreender qualquer relação interior/exterior, entre mente/comportamento, a representação tem de ter significado para a mente. A mente constrói significados. Cria o sentido que atribuímos ao mundo e à nossa existência e produz cenários e imagens do que ainda não aconteceu (projeta, imagina).  Pensamento e ação - “É em relação que cada ser humano conhece o mundo, o que sente e age sobre ele. É um processo que acontece a cada momento e de forma integrada. Não conhecemos sem sentir e agir, não agimos sem conhecer e sentir e não ...

O Construtivismo do Piaget

O Construtivismo do Piaget Jean Piaget Considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, Jean Piaget nasceu em 1896, em Neuchâtel, na Suíça, tendo mostrado, desde muito cedo um grande interesse pela observação e análise da natureza, que se reflete no estudo que desenvolveu sobre os moluscos dos lagos suíços.  Frequentou vários cursos: Química, Geologia, Biologia e Matemática. Aos 21 anos, faz um doutoramento em Ciências. Estuda, ao mesmo tempo, Filosofia, Lógica e Epistemologia.  -------------------------------------------------------------------------- Na década de 20 do século XX, a Psicologia está dominada por duas correntes, que se opõem:  o gestaltismo, que defende que o cérebro contém estruturas inatas que determinam o modo como o sujeito organiza o mundo e as aprendizagens; o behaviorismo, que considera o sujeito como determinado pelos condicionalismos do meio Para os primeiros, os conhecimentos são inatos; para os outros, são adquiridos por estímulos do...

Dicotomias na explicação e compreensão do comportamento humano.

Dicotomias na explicação e compreensão do comportamento humano.  Dicotomias são ideias com dois pólos ou posições completamente distintas, com perspectivas e orientações extremas, divergências que nos permitem compreender o Ser Humano, o seu comportamento e os seus processos mentais.  Apesar de se tratar de ideias fundamentalmente opostas, procura-se criar uma síntese que integre os dois polos, até porque, não é possível estabelecer uma divisão definitiva entre as várias abordagens ao comportamento humano e os processos mentais feitas ao longo dos tempos. Inato:   Os defensores do polo  inato acreditam que o Ser Humano é definido pelas características biológicas e corporais, ou seja, que existe uma natureza em nós, definida pelos nossos genes, ou até pela nossa evolução filogenética, responsável por quem somos e por como nos comportamos. Assim, os progenitores seriam responsáveis pela constituição orgânica e psicológica dos indivíduos;  Freud afirma que existem ...