Avançar para o conteúdo principal

Funcionamento global do cérebro humano

O SNP é constituído pelo Sistema Nervoso Somático (SNS) que facilita a interação com o exterior através de nervos sensoriais e motores e pelo Sistema Nervoso Autónomo (SNA) que garante o equilíbrio interno controlando assim as ações involuntárias como a nossa respiração.

O sistema nervoso central (SNC) é constituído pela espinha medula e pelo encéfalo.
A espinha medula encontra-se no interior da coluna vertebral e o encéfalo na caixa craniana. Todos os nossos comportamentos são controlados por estas duas grandes estruturas.


Funcionamento sistêmico do cérebro

Não existe qualquer relação entre as irregularidades da caixa craniana com as nossas características e capacidades. Contudo, esta ideia está na base das atuais conceções de localização cerebral.

Convém assinalar que os frenologistas foram os primeiros a afirmar que o estudo da mente humana se deve basear no conhecimento biológico do cérebro. Desde então até hoje, os avanços na descoberta do cérebro e das suas funções têm sido inacreditáveis, graças ao avanço das neurociências e da tecnologia.


O cérebro humano é o maior e com mais circunvoluções, o que lhe confere o aspeto enrugado. Contudo, para além da distinção da sua estrutura, o cérebro humano organiza-se segundo determinadas funções, que lhe conferem um carácter único.


Córtex cerebral

Hemisférios cerebrais

Tal como todos os mamíferos, o ser humano apresenta um cérebro dividido em dois hemisférios. O hemisfério direito e o hemisfério esquerdo estão separados por uma fissura longitudinal e ligados por um sistema de fibras nervosas, chamado corpo caloso. O córtex cerebral é a camada cinzenta com cerca de 3 a 4 milímetros de espessura, que cobre os hemisférios cerebrais e onde residem as capacidades superiores dos seres humanos.

Desde há muito que se confirmou que os dois hemisférios desempenham funções diferentes. Efetivamente, os hemisférios cerebrais controlam a parte oposta do corpo, porque os feixes nervosos que conduzem as instruções até aos músculos cruzam-se no percurso.

O hemisfério direito controla a formação de imagens. as relações espaciais, a perceção das formas, das cores, das tonalidades afetivas e o pensamento concreto; o hemisfério esquerdo é responsável pelo pensamento lógico, pela linguagem verbal, pelo discurso, pelo cálculo e pela memória. No caso acima descrito, dado que os hemisférios não comunicam, o hemisfério direito não produz a informação verbal, permanecendo silencioso.



Papel das áreas pré-frontais

O cortex pré-frontal (ou áreas pré-frontais) é o responsável pelas principais funções intelectuais superiores, que distinguem a espécie humana de todas as outras. As áreas pré-frontais estão intimamente relacionadas com a memória, permitindo-nos recordar o passado, planear o futuro, resolver problemas, antecipar acontecimentos, refletir, tomar decisões, criar o próprio mundo. Estas áreas são o grande organizador do pensamento reflexivo e da imaginação. Contudo, para além das funções que descrevemos, as áreas pré-frontais envolvem complexas relações com as emoções.


José Rafael Macedo n°19 12D




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Neurociência de Damásio

  Dados Biográficos      António Damásio nasceu em Lisboa, em 1944. Licenciou-se e fez o doutoramento em Neurologia, na Universidade de Lisboa, tendo começado a desenvolver as suas pesquisas no Centro de Estudos Egas Moniz, no laboratório de investigação da linguagem. Vai para o EUA como investigador do Centro de Pesquisas da Afasia de Boston. Integra a Universidade de Iowa, dirigindo o Departamento de Neurologia do Comportamento e o Departamento Cognitiva e o Centro de Investigação da Doença de Alzheimer desta universidade.     É o estudo do comportamento de muitos dos seus doentes, com lesões cerebrais, que o leva a colocar um conjunto de hipótese inovadoras relativamente ao funcionamento de cérebro. Juntamente com a sua mulher, Hanna Damásio, e uma equipa de investigadores, desenvolveu trabalhos de pesquisa que o levam a analisar as consequências, no comportamento, de uma lesão nos lobos pré-frontais, decorrente de um acidente ocorrido em 1848. O fa...

O Construtivismo do Piaget

O Construtivismo do Piaget Jean Piaget Considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, Jean Piaget nasceu em 1896, em Neuchâtel, na Suíça, tendo mostrado, desde muito cedo um grande interesse pela observação e análise da natureza, que se reflete no estudo que desenvolveu sobre os moluscos dos lagos suíços.  Frequentou vários cursos: Química, Geologia, Biologia e Matemática. Aos 21 anos, faz um doutoramento em Ciências. Estuda, ao mesmo tempo, Filosofia, Lógica e Epistemologia.  -------------------------------------------------------------------------- Na década de 20 do século XX, a Psicologia está dominada por duas correntes, que se opõem:  o gestaltismo, que defende que o cérebro contém estruturas inatas que determinam o modo como o sujeito organiza o mundo e as aprendizagens; o behaviorismo, que considera o sujeito como determinado pelos condicionalismos do meio Para os primeiros, os conhecimentos são inatos; para os outros, são adquiridos por estímulos do...

A complexidade do ser humano e o seu inacabamento biológico

Programa Genético      Todo os seres vivos estão geneticamente programados, isto é, todos os animais cumprem um programa genético que os leva no seu desenvolvimento a exibirem certas características e certos comportamentos. Todo o ser vivo é também um sistema aberto, no sentido em que as capacidades e características que recebeu hereditariamente só se manifestam se o meio for apropriado. Em comparação com os outros animais, o carácter aberto do sistema humano faz-se sentir de forma significativa. O etologista Kornad Lorenz introduziu os conceitos de programa aberto e programa fechado, para diferenciar as espécies em que a capacidade de aprender é muito limitada, daquelas cujo reportório comportamental é suscetível de se ampliar grandemente por meio das aprendizagens.      O programa genético fechado prevê de forma estruturada processos evolutivos e comportamentos caraterísticos de determinada espécies (por exemplo o lagarto).      É o process...