O SNP é constituído pelo Sistema Nervoso Somático (SNS) que facilita a interação com o exterior através de nervos sensoriais e motores e pelo Sistema Nervoso Autónomo (SNA) que garante o equilíbrio interno controlando assim as ações involuntárias como a nossa respiração.
O sistema nervoso central (SNC) é constituído pela espinha medula e pelo encéfalo.Funcionamento sistêmico do cérebro
Não existe qualquer relação entre as irregularidades da caixa craniana com as nossas características e capacidades. Contudo, esta ideia está na base das atuais conceções de localização cerebral.
Convém assinalar que os frenologistas foram os primeiros a afirmar que o estudo da mente humana se deve basear no conhecimento biológico do cérebro. Desde então até hoje, os avanços na descoberta do cérebro e das suas funções têm sido inacreditáveis, graças ao avanço das neurociências e da tecnologia.
O cérebro humano é o maior e com mais circunvoluções, o que lhe confere o aspeto enrugado. Contudo, para além da distinção da sua estrutura, o cérebro humano organiza-se segundo determinadas funções, que lhe conferem um carácter único.
Córtex cerebral
Hemisférios cerebrais
Tal como todos os mamíferos, o ser humano apresenta um cérebro dividido em dois hemisférios. O hemisfério direito e o hemisfério esquerdo estão separados por uma fissura longitudinal e ligados por um sistema de fibras nervosas, chamado corpo caloso. O córtex cerebral é a camada cinzenta com cerca de 3 a 4 milímetros de espessura, que cobre os hemisférios cerebrais e onde residem as capacidades superiores dos seres humanos.
Desde há muito que se confirmou que os dois hemisférios desempenham funções diferentes. Efetivamente, os hemisférios cerebrais controlam a parte oposta do corpo, porque os feixes nervosos que conduzem as instruções até aos músculos cruzam-se no percurso.
O hemisfério direito controla a formação de imagens. as relações espaciais, a perceção das formas, das cores, das tonalidades afetivas e o pensamento concreto; o hemisfério esquerdo é responsável pelo pensamento lógico, pela linguagem verbal, pelo discurso, pelo cálculo e pela memória. No caso acima descrito, dado que os hemisférios não comunicam, o hemisfério direito não produz a informação verbal, permanecendo silencioso.
Papel das áreas pré-frontais
O cortex pré-frontal (ou áreas pré-frontais) é o responsável pelas principais funções intelectuais superiores, que distinguem a espécie humana de todas as outras. As áreas pré-frontais estão intimamente relacionadas com a memória, permitindo-nos recordar o passado, planear o futuro, resolver problemas, antecipar acontecimentos, refletir, tomar decisões, criar o próprio mundo. Estas áreas são o grande organizador do pensamento reflexivo e da imaginação. Contudo, para além das funções que descrevemos, as áreas pré-frontais envolvem complexas relações com as emoções.
José Rafael Macedo n°19 12D
Comentários
Enviar um comentário