Avançar para o conteúdo principal

A Historia Da Evolução do Ser Humano

 A Evolução Humana:

A evolução do Ser Humano deu origem a um processo de mudanças que "criou" os seres humanos e os diferenciou como uma espécie.

As características das espécies humanas foram construídas ao longo de milhares de anos. Diz-se que a evolução Humana começou há pelos menos seis milhões de anos. 

Esta evolução esta dividida em varias etapas como:

Os pré-australopitecos:

Esta primeira espécie viveu logo apos a separação do grupo que originou os Hominídeos e os Chimpanzés. A sua principal característica era viver de modo arborícola. (Que vive nas árvores)

De seguida existe os Australopitecos que:

Construíram um grupo diversificado e bem sucedido. As suas principais características eram: 

-A postura ereta, a locomoção bípede, a dentição primitiva e a mandíbula mais semelhante a da espécie humana.

Estes foram os primeiros a dominar o fogo, o que permitiu a sua expansão. 





(
Representação do australopiteco em museu de história natural)







De seguida aparece o Gênero Homo:

Este criou-se pela extinção da maioria dos Australopitecos que deu inicio a uma nova espécie, este mesmo destaca-se pelo seu desenvolvimento do sistema nervoso e inteligência. Desta nova espécie aparecem também o Homo Habilis; Homo Erectus;Homo ergaster e o Homo neanderthalensis. Este foi um grupo que conviveu com os primeiros Homens Modernos.

Por fim existe o Homem Moderno

Este sendo considerado uma subespécie do Homo sapiens, a sua principal característica era a do homem moderno, comparado aos seus ancestrais, e o cérebro melhor desenvolvido. 

Além disso, observa-se a capacidade de raciocínio, comunicação e inteligência pelo desenvolvimento do sistema nervoso, tal como a imagem demonstra. 

  


Leticia Alves, nº 21, 12º D 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Neurociência de Damásio

  Dados Biográficos      António Damásio nasceu em Lisboa, em 1944. Licenciou-se e fez o doutoramento em Neurologia, na Universidade de Lisboa, tendo começado a desenvolver as suas pesquisas no Centro de Estudos Egas Moniz, no laboratório de investigação da linguagem. Vai para o EUA como investigador do Centro de Pesquisas da Afasia de Boston. Integra a Universidade de Iowa, dirigindo o Departamento de Neurologia do Comportamento e o Departamento Cognitiva e o Centro de Investigação da Doença de Alzheimer desta universidade.     É o estudo do comportamento de muitos dos seus doentes, com lesões cerebrais, que o leva a colocar um conjunto de hipótese inovadoras relativamente ao funcionamento de cérebro. Juntamente com a sua mulher, Hanna Damásio, e uma equipa de investigadores, desenvolveu trabalhos de pesquisa que o levam a analisar as consequências, no comportamento, de uma lesão nos lobos pré-frontais, decorrente de um acidente ocorrido em 1848. O fa...

O Construtivismo do Piaget

O Construtivismo do Piaget Jean Piaget Considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, Jean Piaget nasceu em 1896, em Neuchâtel, na Suíça, tendo mostrado, desde muito cedo um grande interesse pela observação e análise da natureza, que se reflete no estudo que desenvolveu sobre os moluscos dos lagos suíços.  Frequentou vários cursos: Química, Geologia, Biologia e Matemática. Aos 21 anos, faz um doutoramento em Ciências. Estuda, ao mesmo tempo, Filosofia, Lógica e Epistemologia.  -------------------------------------------------------------------------- Na década de 20 do século XX, a Psicologia está dominada por duas correntes, que se opõem:  o gestaltismo, que defende que o cérebro contém estruturas inatas que determinam o modo como o sujeito organiza o mundo e as aprendizagens; o behaviorismo, que considera o sujeito como determinado pelos condicionalismos do meio Para os primeiros, os conhecimentos são inatos; para os outros, são adquiridos por estímulos do...

A mente como um sistema de construção no mundo.

  A mente  é um  sistema de construção do mundo . “É com  a mente  que pensamos: pensar é ter uma  mente  que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da  mente .” A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não “copia” a informação – interpreta-a. A informação em si não possui qualquer significado, e para que a representação possa ser útil, para se compreender qualquer relação interior/exterior, entre mente/comportamento, a representação tem de ter significado para a mente. A mente constrói significados. Cria o sentido que atribuímos ao mundo e à nossa existência e produz cenários e imagens do que ainda não aconteceu (projeta, imagina).  Pensamento e ação - “É em relação que cada ser humano conhece o mundo, o que sente e age sobre ele. É um processo que acontece a cada momento e de forma integrada. Não conhecemos sem sentir e agir, não agimos sem conhecer e sentir e não ...