Avançar para o conteúdo principal

Cultura e a Socialização

  
  Para falarmos de cultura temos que falar do ser humano. O ser humano transforma o meio e também é produtor de culta. Mas não podemos esquecer que este também é transformado pela cultura sendo também um produto da cultura. O ser humano é um ser bio cultural, este depende da biologia da espécie humana, assim como depende dos contextos sociais e culturais do meio.

  A cultura é uma totalidade que integra: os conhecimentos, as crenças, os valores, as leis, os costumes, objetos e construções, as formas de arte e práticas sociais. Esta conjuga diversos elementos tanto materiais como simbólicos. Sendo os elementos da cultura classificado como matérias e não matérias (simbólicos) podemos dizer que os materiais são: a alimentação, o vestuário, a habitação, vias de comunicação e entre muitos mais. Já os elementos da cultura considerados como não materiais são: os valores, as normas, os costumes, as artes, as práticas sociais entre muitos outros.

  Todas as comunidades humanas possuem cultura, não havendo apenas uma cultura, mas sim existindo várias culturas. Existem diferentes formas das comunidades responderem às necessidades, e de se organizarem em sociedade, assim sendo, temos diferentes padrões culturais. Dá-se o nome de padrões culturais ao conjunto de comportamentos, práticas, crenças e valores comuns aos membros de uma determinada cultura. Os padrões de cultura mostram o que é aceitável e o que se espera de um indivíduo que integra uma dada cultura. Estes padrões de cultura mudam com o passar do tempo devia a ação dos membros, mudando também no contacto com outras culturas.

  Com isto, devido a modificação dos padrões culturais devido ao contacto contínuo entre membros que pertencem a diferentes grupos culturais temos a aculturação.

  Quanto à socialização esta é um processo de integração de um indivíduo numa cultura, processo este de interiorização e aprendizagem acerca dos comportamentos, atitudes, formas de ser, pensar próprios da cultura a que se integram. Este processo acontece ao longo de toda a vida, desde que nascemos até ao momento e morremos.

  A socialização pode ser primária e secundária. A socialização primária decorre durante a infância e a adolescência sendo caracterizada pela aquisição de comportamentos e saberes básicos, por exemplo, as regras de higiene e a alimentação. Em relação à socialização secundária esta acontece ao longo da idade adulta, acontecendo sempre quando temos que nos adaptar a situações novas, a alterações significativas, por exemplo, o casamento, a emigração, mudança de emprego. O processo de socialização tem agentes de socialização como: a família, a escola, os vizinhos, os meios de comunicação, os grupos de trabalho, os grupos de pares, entre outros.

  Concluindo assim, que todo esse processo de socialização que os seres humanos vivem está ligado à cultura do indivíduo, como também a uma estruturação de comportamento, à medida que aprendemos. Essa estruturação e atribuição de significados ocorrem por meio da interação com os outros. Isso faz com que crie amor, expectativas sobre esses comportamentos diante do grupo social, desenvolvendo papéis sociais, pois o processo de socialização pode ser visto também como um processo pelo qual cada indivíduo configura o seu conjunto de papéis.



Ana Raquel Silva

                                                                                           


    





Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Neurociência de Damásio

  Dados Biográficos      António Damásio nasceu em Lisboa, em 1944. Licenciou-se e fez o doutoramento em Neurologia, na Universidade de Lisboa, tendo começado a desenvolver as suas pesquisas no Centro de Estudos Egas Moniz, no laboratório de investigação da linguagem. Vai para o EUA como investigador do Centro de Pesquisas da Afasia de Boston. Integra a Universidade de Iowa, dirigindo o Departamento de Neurologia do Comportamento e o Departamento Cognitiva e o Centro de Investigação da Doença de Alzheimer desta universidade.     É o estudo do comportamento de muitos dos seus doentes, com lesões cerebrais, que o leva a colocar um conjunto de hipótese inovadoras relativamente ao funcionamento de cérebro. Juntamente com a sua mulher, Hanna Damásio, e uma equipa de investigadores, desenvolveu trabalhos de pesquisa que o levam a analisar as consequências, no comportamento, de uma lesão nos lobos pré-frontais, decorrente de um acidente ocorrido em 1848. O fa...

O Construtivismo do Piaget

O Construtivismo do Piaget Jean Piaget Considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, Jean Piaget nasceu em 1896, em Neuchâtel, na Suíça, tendo mostrado, desde muito cedo um grande interesse pela observação e análise da natureza, que se reflete no estudo que desenvolveu sobre os moluscos dos lagos suíços.  Frequentou vários cursos: Química, Geologia, Biologia e Matemática. Aos 21 anos, faz um doutoramento em Ciências. Estuda, ao mesmo tempo, Filosofia, Lógica e Epistemologia.  -------------------------------------------------------------------------- Na década de 20 do século XX, a Psicologia está dominada por duas correntes, que se opõem:  o gestaltismo, que defende que o cérebro contém estruturas inatas que determinam o modo como o sujeito organiza o mundo e as aprendizagens; o behaviorismo, que considera o sujeito como determinado pelos condicionalismos do meio Para os primeiros, os conhecimentos são inatos; para os outros, são adquiridos por estímulos do...

A mente como um sistema de construção no mundo.

  A mente  é um  sistema de construção do mundo . “É com  a mente  que pensamos: pensar é ter uma  mente  que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da  mente .” A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não “copia” a informação – interpreta-a. A informação em si não possui qualquer significado, e para que a representação possa ser útil, para se compreender qualquer relação interior/exterior, entre mente/comportamento, a representação tem de ter significado para a mente. A mente constrói significados. Cria o sentido que atribuímos ao mundo e à nossa existência e produz cenários e imagens do que ainda não aconteceu (projeta, imagina).  Pensamento e ação - “É em relação que cada ser humano conhece o mundo, o que sente e age sobre ele. É um processo que acontece a cada momento e de forma integrada. Não conhecemos sem sentir e agir, não agimos sem conhecer e sentir e não ...