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O Desenvolvimento Biopsicossocial


 O Desenvolvimento Biopsicossocial


O ser humano é um ser biopsicossocial. 
Isso significa que existem influências biológicas, psicológicas e sociais para a formação do indivíduo. 
E isso ocorre desde seu primeiro contato com o mundo externo ainda na barriga de sua mãe.

“A Ciência da Fadiga"


O que é Biopsicossocial?

 Biopsicossocial é um modelo da medicina que estuda a causa e a evolução das doenças
considerando os aspetos biológicos, psicológicos e sociais. Ele opõem-se ao modelo biomédico, que está
centrado na doença e restringe-se aos fatores biológicos.

 O conceito biopsicossocial tem origem na medicina psicossomática. Tal conceito aponta uma visão holística de homem que antes era fragmentado pelas diferentes ciências. Essa abordagem divide o ser humano em três potenciais ou camadas: 

Biológica: são as características físicas do indivíduo, herdadas dos pais ou adquiridas ao longo da vida. Temos como exemplo o metabolismo, a resistência física, a vulnerabilidade dos órgãos e sistemas.

Psicológica: são os processos afetivos, emocionais e racionais que formam a personalidade e o modo do indivíduo de posicionar-se diante das pessoas e das circunstâncias.

Social: são os valores, crenças, papéis desempenhados nos grupos de que o indivíduo participa, bem como o meio ambiente e a localização geográfica, tendo em vista seu contexto cultural. 


Considerados esses três potenciais, podemos afirmar que toda pessoa é considerada um complexo biopsicossocial.

É interessante notar que, por essa perspetiva, o corpo é o reflexo das experiências vividas e desejadas. 
Os aspetos psicológicos e sociais afetam diretamente o especto biológico, o corpo. Então, a preocupação com a satisfação, com as necessidades e com o bem-estar entra em voga.

A visão biopsicossocial pode ser resumida no seguinte esquema: 






O Desenvolvimento Biopsicossocial da Criança

  A infância é uma construção que se transforma com o passar do tempo, variando entre grupos sociais e
étnicos em qualquer sociedade. Todos nós fomos crianças um dia, e a infância não é algo estático, está em permanente construção e mudanças. Todas as sociedades, em diferentes épocas, tiveram o conceito de infância ,ou seja, a noção de que crianças podem ser diferenciadas dos adultos de varias formas. 

Todo o processo de desenvolvimento apresenta-se como contributo para a formação integral do ser humano, dá-se por vias internas ou externas

  As teorias que afirmam as forças essencialmente internas à criança são chamada Teorias Biológicas e baseiam-se: na genética, anatomia e fisiologia. Já as teorias que fundamentam as vias externas acreditam que as forças essencialmente externas às crianças apresentam-se em influências contextuais: os fatores ambientais (socioculturais e históricos), com as Teorias do Aprendizado e as Teorias Culturais. 
 Envolvendo cada uma dessas áreas o trabalho têm como objetivo relacionar os fatores do desenvolvimento com a Educação Física, apresentando as principais características da idade escolar, também chamada de segunda infância, e de que forma a Educação Física pode influenciar positiva ou negativamente no desenvolvimento das crianças. Passamos por quatro estágios correspondentes a aproximadas fases etárias, são elas:
  • Fase Motora Reflexiva
  • Fase Motora Rudimentar
  • Fase motora Fundamental 
  • Fase Motora Especializada
onde cada uma dessas fases requerem estímulos específicos.


Teorias Biológicas


Arnold Gesell

 Um dos grandes teóricos da maturação é Arnold Gesell, apresentou em seus estudos que o desenvolvimento ocorre numa sequência ordenada que é determinada pela evolução da espécie e pela configuração biológica de cada pessoa, isto é, seus genes. Embora a sequência do desenvolvimento seja fixa pelo fato de ocorrer na mesma ordem para todas as pessoas, o ritmo com o qual um indivíduo progride nessa sequência é diferente. O mesmo Gesell descreveu as idades em que diferentes comportamentos emerge, como andar e falar, descrevendo também o conhecido relógio interno ou biológico.

 A etologia acentua o papel dos processos biológicos no indivíduo e em sua cultura, acreditando que o desenvolvimento é um resultado da evolução, especificamente daquelas tendências herdadas de gerações anteriores que favoreceram a adaptação ao meio.


Teorias do Aprendizado


Skinner

Waston

  O behaviorismo é a escola de psicologia que se concentra apenas em comportamento observável e investiga as relações em ter estímulo e resposta, como pesquisadores temos Watson e Skinner. Aquele acreditava que os comportamentos complexos do adulto foram desenvolvidos a partir de simples reflexos inatos dos bebês, que iam sendo continuamente refinados por meio das experiências de vida. 

"Dêem-me uma dúzia de crianças sadias e o meu próprio mundo específico para nele fazê-las crescer, e garanto que pegarei uma delas ao acaso e a treinarei para se tornar qualquer tipo de especialista que eu quiser – médico, advogado, artista, comerciante, chefe e , é claro, até mesmo mendigo e ladrão, a despeito de seus talentos, pendores, tendências, habilidades, vocações e da raça de seus ancestrais." (Watson) 


Teorias Culturais

Lev Vygotsky

    Quando se fala em cultura há uma metáfora que diz respeito a esse tema e alega que a cultura é o óculos do mundo, é de que forma vemos as coisas, o ponto de vista baseado na bagagem pré-existente em nossa vida. Diz respeito aos conceitos, hábitos, habilidades, arte, instrumentos, instituições, etc...

    A teoria do psicólogo Vygostsky explica como o desenvolvimento humano é inseparável das atividades sociais e culturais, reconheceu o papel das forças internas à criança, definindo o completo entendimento desse desenvolvimento infantil. O teórico também definiu a zona de desenvolvimento proximal e acredita que o apoio dos adultos permite às crianças e jovens executar com assistência tarefas que aprenderão mais tarde a executar sozinhos.

    A teoria histórica estuda o desenvolvimento humano influenciado por acontecimentos e condições existentes num dado período histórico, onde Elder seu principal pesquisador, acreditava que a história é a moldura do ser humano, de acordo com a momento em que vive cada ser, desenvolve-se baseando-se nela.


Concluindo
 
A abordagem biopsicossocial é oriunda da medicina psicossomática, trazendo à tona a visão holística integrada  do homem. São três as camadas, ou potenciais, que constituem o ser humano: biológica, psicológica e social. Essas influências formam o indivíduo.

Andreia Paiva 12ºD


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