São vários os instintos de sobrevivência, e segundo Sigmund Freud podem-se dividir entre: Eros ou Thanatos. Eros corresponde à vida, ao amor, à sexualidade e à reprodução. Já Thanatos é o seu oposto, estando ligado à morte, ao ódio, à violência e à destruição.
Os dois completam-se, funcionando quase como o ying e o yang, e é fundamental que haja um equilíbrio entre ambos em cada ser humano.
O controlo dos nossos instintos demonstra um grande sinal de inteligência e uma capacidade racional enorme. Por isso é que os animais são irracionais, porque não conseguem controlar os seus instintos, nem pensar nas suas ações. O mesmo acontece com uma criança desde o nascimento até aos seus 5 anos de idade, que como já foi falado em tempo de aula, ela é toda ela irracional, e só com o passar do tempo e com a ajuda da educação fornecida pelos seus progenitores é que a mesma vai aprendendo a controlar os seus impulsos.
E sendo nós mais crescidos temos de ter a capacidade suficiente para controlar todas as nossas emoções/pulsões que não nos irão favorecer no futuro, principalmente as que provém do nosso lado que se relaciona com o Thanatos, já que, por exemplo, não seria correto, conforme as normas da sociedade, que um impulso gerado pelo ódio nos fizesse bater, ou até matar alguém.
Maria Caldas, Nº25
Comentários
Enviar um comentário