A maioria das pessoas não pensa neste tema durante o seu dia a dia, mas se perguntada se o ser humano é um ser racional ou irracional, a maior parte irá dizer que é um ser racional. E na verdade, essa resposta, de forma sintética, está correta, porque a nossa racionalidade é o que nos distingue do restos dos animais, nós pensamos e usamos o conhecimento como arma.
Mas se formos mais a fundo nessa questão, reparamos que nós também agimos de forma irracional, quando por exemplo tomamos uma decisão com base nos sentidos ou nas emoções.
Num texto, no site portal educação, escrito por Franck José de Andrade Medeiros, ele faz a comparação de uma mãe que abandona o seu filho num caixote do lixo, o que é considerado um ato irracional, porque nenhuma mãe deve abandonar o seu filho, com um leopardo que não comia a dias e encontrou um orangotango fêmea que estava grávida, e enquanto tentava fugir das presas do leopardo, deu a luz, e o leopardo em fez de finalizar a presa e de seguida comer a cria, largou o animal, pegou na cria e "adotou" essa cria, sendo isto um ato racional realizado por um animal.
Isto mostra que os humanos não são seres totalmente racionais, e que dependendo do seu estado emocional, pode cometer atos irracionais.
Pedro Coelho 12°D
Comentários
Enviar um comentário