Avançar para o conteúdo principal

John Watson e o comportamento



Mau comportamento infantil na escola tem solução? - Supervisão Ativa e  Pré-Correção | PsicoEdu | Psicologia e Educação

 


John Watson nasceu em 1878, na Carolina do Sul. É um psicólogo norte americano e considerado o fundador da psicologia do comportamento, também conhecida como behaviorismo, sendo uma das correntes mais importantes da psicologia do século XX.

Watson define a psicologia como o estudo do comportamento objetivamente observável. Vai ser em termos de estímulo-resposta que Watson orienta a sua conceção: para ter o estatuto de ciência rigorosa e objetiva, a psicologia terá de definir como objeto de estudo o comportamento. Ora, o comportamento é o conjunto de respostas (R) de um indivíduo a um estímulo (E) ou a um conjunto de estímulos (situação).

O objetivo desta corrente, que se designa por behaviorismo, comportamentalismo ou condutismo é estabelecer as relações entre os estímulos e as respostas, entre causas e efeitos. O comportamento pode ser objetivamente observado e quantificado, manifestando-se através de movimentos musculares e secreções glandulares. Pode ir desde um simples ato reflexo, como afastar a mão de uma agulha, a atos mais complexos como ler, escrever, etc. 

Contrariamente à conceção associacionista, segundo a qual a psicologia seria o estudo da consciência através da introspeção, o behaviorismo de Watson defende o uso de observações objetivas (externas) do comportamento (experiências laboratoriais) com a finalidade de estabelecer leis gerais (estatísticas) do comportamento. Watson não negou a existência dos estados da consciência, mas insistiu em que estas experiências internas não podiam ser objeto da ciência por não serem objetivamente observáveis.

Assim como, na Física e na Química, se decompõe o objeto de estudo nos seus elementos mais simples, também em Psicologia se teria de decompor o comportamento nos seus elementos para serem explicados de modo objetivo e rigoroso. E, para Watson, só o método experimental asseguraria o caráter científico à Psicologia, liberta de métodos qualitativos e subjetivos.


Ana Beatriz Silva

 

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A mente como um sistema de construção no mundo.

  A mente  é um  sistema de construção do mundo . “É com  a mente  que pensamos: pensar é ter uma  mente  que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da  mente .” A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não “copia” a informação – interpreta-a. A informação em si não possui qualquer significado, e para que a representação possa ser útil, para se compreender qualquer relação interior/exterior, entre mente/comportamento, a representação tem de ter significado para a mente. A mente constrói significados. Cria o sentido que atribuímos ao mundo e à nossa existência e produz cenários e imagens do que ainda não aconteceu (projeta, imagina).  Pensamento e ação - “É em relação que cada ser humano conhece o mundo, o que sente e age sobre ele. É um processo que acontece a cada momento e de forma integrada. Não conhecemos sem sentir e agir, não agimos sem conhecer e sentir e não ...

A CULTURA (INDIVIDUOS E GRUPOS)

  A CULTURA (INDIVIDUOS E GRUPOS) Grupo social  Na Psicologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo. Estabilidade nas relações interpessoais e sentimentos partilhados numa mesma unidade social são as condições suficientes. Além disso, é importante observar que o grupo existe mesmo que não se esteja próximo dos componentes. Prova disso está no fato de que, ao sairmos da última aula da semana, embora fiquemos longe daqueles que compõem a nossa sala, a turma por si só não se desfaz, ainda existindo enquanto grupo. Da mesma forma, podemos pensar isso nas nossas famílias, o que comprova o facto de que o grupo é uma realidade, ou seja, mesmo que os indivíduos estejam longe, permanece o sentimento de presença dentro da consciência de cada um. Redes de comunicação   No  inter...

Conceções do Ser Humano e o objeto da psicologia

Conceções do Ser Humano e o objeto da psicologia O que é o Consciente ? O nível consciente nada mais é do que tudo aquilo do que estamos conscientes no momento , no agora. Ele corresponderia á menor parte da mente humana. Nele está tudo o que podemos perceber e acessar de forma intencional. Outro aspeto importante é que o consciente funciona de acordo com as regras sociais , respeitando tempo e espaço. Isso significa que é por meio dele que se dá a nossa relação com o mundo externo. O nível consciente seria nossa capacidade de perceber e controlar o nosso conteúdo mental. Apenas aquela parte do nosso conteúdo mental presente no nível consciente é que pode ser percebida e controlada por nós. Podendo assim resumir que , o Consciente responde pelo aspeto racional , por aquilo que estamos pensando , pela nossa mente atenta e por nossa relação com o undo exterior a nós. É uma pequena parte da nossa mente , embora acreditemos que seja maior. O que é o Pré-Consciente ? O pré-con...