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As principais áreas de aplicação da Psicologia em Portugal

 

Introdução

A Psicologia pode ser compreendida como uma das áreas dentro do campo das ciências humanas que visa estudar o ser humano e a sua relação com o mundo. Atualmente sabe-se que a psicologia estuda várias áreas do comportamento humano.

Assim, no âmbito da disciplina de Psicologia propus-me a realizar um trabalho de pesquisa sobre as áreas de aplicação desta ciência.

O objetivo deste trabalho é dar a conhecer algumas áreas de atuação da Psicologia, que tem vindo a desempenhar um papel crucial no desenvolvimento do Homem, numa sociedade cada vez mais heterogénea.

Para iniciar o meu trabalho comecei por referir sucintamente o que é a Psicologia e a sua importância no crescimento do indivíduo como pessoa.

Deste modo, no presente trabalho vou dar a conhecer algumas áreas de atuação desta ciência, nomeadamente a Psicologia Clínica, a Psicologia Educacional, a Psicologia Organizacional, a Psicologia Criminal e a Psicologia Desportiva. Ao falar destas áreas achei importante referir em que consistem, qual o principal objetivo delas e quais as principais áreas de intervenção.

Efetivamente, a Psicologia tem sido responsável pelo estudo do comportamento das pessoas e trata-se de uma ciência que teve grandes avanços na compreensão das relações interpessoais em diversos campos.

Com este trabalho, evidenciei apenas os aspetos que considero mais pertinentes em relação a este tema.


O que é a Psicologia?

A Psicologia é uma ciência muito nova, com avanços nos últimos 150 anos. No entanto, as suas origens remontam à Grécia antiga, entre 400 e 500 anos a.C. A ênfase era filosófica, com grandes pensadores como Sócrates influenciando Platão, que por sua vez influenciaram Aristóteles.

A palavra “psicologia” vem do grego antigo psyque, que significa mente, e logos, que significa conhecimento ou estudo.

Assim, podemos afirmar que a Psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento humano. Como se trata de uma ciência, ela tenta investigar as causas do comportamento humano, evidenciando uma enorme variedade de fenómenos como a aprendizagem e memória, sensações e percepções, motivação e emoção, pensamento e linguagem, personalidade e comportamento social, inteligência, desenvolvimento infantil, doenças mentais, entre outros.

O objetivo desta área é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos, tendo como ponto de partida a mente. Contudo, embora não possamos observar diretamente a mente, tudo o que fazemos, pensamos, sentimos e dizemos é determinado pelo funcionamento dela.

Efetivamente, a Psicologia é a ciência que estudo como as influências externas (a convivência com as outras pessoas, amigos e familiares e as experiências de vida de cada um) e as internas (as crenças, os valores e a visão do mundo) afetam a forma do Homem pensar, agir e sentir.

As conclusões dos estudos são tiradas através da observação, experimentação, descrição e simulação, por parte do psicólogo. Este tenta compreender quais os processos mentais que estão a desencadear reações negativas na vida de uma pessoa, de modo a trabalhá-las para mudar esses comportamentos para uma mente mais saudável. Efetivamente, o psicólogo é capaz de detectar doenças e distúrbios mentais ou de comportamento e, para além disso, ajuda as pessoas a interpretar os seus sentimentos e orienta-as a compreender as suas emoções.

Neste sentido, a Psicologia é uma área científica que abrange muitas subáreas de estudo. De entre elas passo a referir as que serão abordadas neste trabalho: a psicologia educacional, a psicologia do trabalho e das organizações, a psicologia clínica, psicologia vocacional e profissional, psicologia criminal e psicologia do desporto.

 

Quais as principais áreas em que os psicólogos portugueses trabalham?

Em Portugal os psicólogos trabalham maioritariamente nas seguintes áreas:

  • Psicologia Clínica e Saúde (área onde se encontra o maior número de ativos);
  • Psicologia Educacional (área que tem verificado uma grande aposta a nível nacional e inúmeros resultados positivos).

Sendo também possível verificar um aumento nas seguintes áreas:

  • Psicologia de Desporto (devido à percepção do envolvimento mental ser quase tão importante como o físico);
  • Psicologia Criminal/Forense (que tem como base a tentativa de perceber de forma mais aprofundada certas ações e comportamentos desviantes).


O que é a Psicologia Educacional?

A Psicologia educacional é uma subárea da Psicologia que tem como função a produção de saberes relacionados com o processo educativo.

O principal objetivo desta subárea é ajudar alunos, pais e profissionais da educação a solucionar problemas que podem estar a prejudicar o processo de aprendizagem do indivíduo.

Incide na teoria e na prática da educação e abrange um campo de estudo e de intervenção muito lato relacionando-se com os aspetos psicológicos da educação, incluindo campos educativos diversos como a escola e outras instituições educativas (creches, jardins-de-infância, internatos, instituições de reeducação, atividades de tempos livres, etc.)

O psicólogo da educação trabalha não só centrado na pessoa individual, mas também em organizações sociais.

A Psicologia da educação tem uma abordagem com enfoque no desenvolvimento e na mudança, no prognóstico, aconselhamento e prevenção.

Intervém, na ativação do desenvolvimento psicológico e otimização dos percursos, de forma que o sujeito possa atingir níveis mais elevados de maturação, procurando evitar e/ou colmatar desarmonias no processo de crescimento.

O psicólogo da educação pode intervir nas dificuldades de natureza mental e emocional. Desde as perturbações de sono e alimentares a comportamentos desviantes e junto de vítimas de maus tratos e de abusos sexuais, numa perspetiva educacional.

Em suma, a psicologia da educação tenta compreender o processo de ensino e aprendizagem e o comportamento das pessoas no ambiente educacional. Tenta não só aprimorar o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, mas também para compreender os diferentes estágios de desenvolvimento da criança até atingir a idade adulta.

Em contexto de sala de aula, a psicologia da educação ajuda o professor a adaptar o ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem.

 

Quais os objetivos?

  • Promover o desenvolvimento e maturação psicológica;   
  • Intervir nas dificuldades de natureza mental e emocional;
  • Contribuir para a superação de dificuldades de aprendizagem e de adaptação ao contexto escolar;
  • Apoiar os agentes educativos nas questões psicopedagógicas: processo do ensino-aprendizagem; currículos; relação do professor-aluno; escola-família…
  • Desenvolve e realizar a orientação escolar e profissional.



Quais as áreas de intervenção?

  •  Jardins de infância;
  •  Escolas e outras instituições educacionais;   
  • Internatos;
  •  Autarquias;
  •  Instituições de educação especial;
  •  Consultórios de orientação escolar e profissional.


O que é a Psicologia do Trabalho e das Organizações?

A Psicologia Organizacional, ou Psicologia das Organizações, é uma subárea da psicologia que se dedica a entender os fenômenos do comportamento humano que acontecem dentro do ambiente de trabalho. No fundo, estuda os comportamentos que ocorrem no contexto de organizações e instituições. 

Enquanto a psicologia organizacional foca nas empresas e nos processos organizacionais (gestão de recursos humanos dentro da empresa), a psicologia do trabalho debruça-se no bem-estar e segurança do indivíduo no seu ambiente laboral, dentro ou fora de uma organização.

Efetivamente, esta subárea da psicologia analisa e compreende o funcionamento das organizações (empresas instituições públicas e privadas), explica se é possível, prever a conduta dos grupos e dos indivíduos no seu interior, os mecanismos de regulação interna, os problemas da motivação e liderança e a resolução de conflitos.

Cabe ao psicólogo organizacional analisar a estrutura e o funcionamento das organizações, as relações entre os indivíduos e as tarefas, o nível de satisfação e motivação dos trabalhadores, as relações entre estes e a hierarquia, a teia de relações formais e informais que se estabelecem e os conflitos aos vários níveis. Faz ainda parte da sua área de intervenção o recrutamento de pessoal, procurando, frequentemente a partir da análise das tarefas, precisar as competências necessárias para o exercício das funções.


Quais os objetivos?

  •  Analisar a estrutura e funcionamento das organizações;
  •  Promover a otimização do trabalho;
  •  Intervir nos processos institucionais;
  •  Analisar as relações formais e informais entre os indivíduos e o grupo;
  •  Estudar o clima, motivação e nível de satisfação dos trabalhadores;
  •  Analisar a relação entre as tarefas e os indivíduos;

 

Quais as áreas de intervenção?

  • Empresas;
  • Organizações governamentais e não governamentais.




O que é a Psicologia Clínica?

A Psicologia Clínica, embora já referenciada no século XIX, aparece como área autónoma nos EUA, após a Segunda Guerra Mundial. Esta diz respeito ao subdomínio da psicologia que se destina a investigar e a intervir no campo da saúde mental.

Em investigação, o método clínico procura apreender o sujeito em toda a sua dimensão, tentando compreender a forma como vivencia os problemas.

A grande finalidade desta subárea
é a avaliação, o diagnóstico e o tratamento de doenças mentais, prevenção da psicopatologia e redução de situações de risco.

A Psicologia Clínica e a psicopatologia ou psicologia patológica têm um campo comum: o estudo do indivíduo e das suas perturbações, dificuldades e problemas. Contudo, ambas as designações podem diferenciar-se, embora não seja fácil pois, a psicologia clínica está mais relacionada com o sofrimento, com as dificuldades comportamentais e com a saúde mental; a psicopatologia abrange mais doenças mentais e a análise psicológica dos fenómenos patológicos.

A Psicologia Clínica ajuda a entender, a prevenir e a avaliar o sofrimento ou a disfunções psicologicamente causadas e promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal do indivíduo. O psicólogo clínico vai ajudar o individuo a promover mais capacidade de análise e compreensão dos seus sentimentos e comportamentos, assim como, facilitar outras leituras das vivências e das realidades e dar à paciente capacidade de ação ao processo de mudança.


Quais os objetivos?

  • Diagnosticar perturbações, dificuldades e problemas de natureza psicológica;
  • Realizar análise psicológica dos fenómenos psicológicos;
  • Desenvolver psicoterapias individuais e de grupo.

 

Quais as áreas de intervenção?

  •  Hospitais gerais e psiquiátricos;
  • Centros de Saúde Mental;
  • Parcerias institucionais saúde publica, educação especial;
  • Centros de apoio à toxicodependência;
  • Organismos prisionais.



O que é a Orientação Vocacional e Profissional?

A Orientação Vocacional e Profissional é uma área técnico científica que se debruça sobre a perspectiva das escolhas individuais que devem relacionar o conhecimento aprofundado do próprio sujeito (o Eu) com as expectativas realistas e fundamentadas do sujeito, no que diz respeito à concretização de objetivos de vida campo da realização académica e laboral.

O foco da Orientação Vocacional visa o autoconhecimento “conhecer-se melhor a si próprio”, ou seja, descobrir de uma forma dinâmica e científica, as variáveis que mais influenciam neste processo: maturidade vocacional, inteligência cognitiva e emocional, interesses vocacionais, aptidões e competências, traços de personalidade e necessidades específicas.

 

Quais os objetivos?

  • Contribuir para a concretização da igualdade de oportunidades;
  • Promoção do sucesso educativo;
  • Aproximação entre a família, a escola e o mundo de atividades profissionais.


Quais as áreas de intervenção?

  • Orientação Vocacional do 9º ano;
  • Orientação Vocacional do 12º ano;
  • Orientação Vocacional no Ensino Superior;
  • Orientação Vocacional e Profissional.


 O que é a Psicologia Criminal?

A Psicologia Criminal é uma subárea da Psicologia Jurídica que explica os comportamentos criminosos, ao estudar o infrator e a vítima, e tem relação com a Criminologia. Esta psicologia investiga os pensamentos e intenções, motivos e reações, emoções e sentimentos, examinando o histórico de vida de um indivíduo com essa conduta.

Tem como objetivo, determinar por qual motivo um crime é cometido, desde que o infrator toma a decisão que resulta no caso, até quando o indivíduo comparece ao tribunal.

Inicialmente era denominada de Psicologia Forense, uma vez que o trabalho acontecia no Tribunal de Justiça. Contudo, a área da Psicologia Criminal expandiu-se e hoje complementa principalmente o trabalho policial nas investigações criminais.

Efetivamente, a Psicologia Criminal é uma subárea que aplica os conhecimentos da Psicologia no âmbito de assuntos relacionados com o direito e a justiça, tendo como finalidade a proteção da sociedade e a defesa dos cidadãos, atuando junto de vítimas de crimes, de agressores, crianças ou jovens em risco ou jovens delinquentes.


Quais os objetivos?

  • Entender os pensamentos e comportamentos que levam uma pessoa a cometer um crime.

Quais as áreas de intervenção?

  • Estabelecimentos prisionais;
  • Centros educativos;
  • Instituições de reinserção social;
  • Instituições de promoção e proteção de menores em risco ou perigo;
  • Lares de apoio a vítimas;
  • Forças policiais;
  • Tribunais.


O que é a Psicologia Desportiva?

A Psicologia do Desporto é uma área da psicologia que procura compreender os pensamentos, emoções e comportamentos de todos os praticantes e outros agentes envolvidos na prática do desporto, exercício e atividade física, independentemente dos seus objetivos se centrarem no desempenho desportivo ou na prática da atividade física como estratégia de promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Assim, a Psicologia do Desporto contribui para que sejam desenvolvidas competências psicológicas relevantes para o sucesso no ambiente desportivo, na prática de exercício físico e ainda noutros contextos e performance.

Importa compreendermos que o desporto é uma área exigente. Quando estamos a praticar atividade desportiva são-nos exigidos esforço e energia que não são meramente físicos, mas também psicológicos e emocionais. De facto, grande parte do sucesso numa competição pode ser determinado por fatores psicológicos. Quanto mais elevado for o nível em que determinado atleta está, mais elevada a fasquia e consequentemente mais elevada a importância de todos os fatores que possam interferir no desempenho, nomeadamente os fatores psicológicos.

 

Quais os objetivos?

  • Melhoria do bem-estar do atleta, ou seja, do funcionamento equilibrado do corpo e da mente;
  • Compreender de que maneira os fatores psicológicos afetam o rendimento físico de cada atleta;
  •  Pretende otimizar as operações internas do atleta no sentido de maximizar as suas potências físico, técnico e tático.


 

Quais as áreas de intervenção?
  • Clubes desportivos;
  • Escolas;
  • Organizações e associações ligadas ao desporto;
  • Autarquias;
  • Entidades públicas;
  • Ginásios;


Conclusão

Durante a realização deste trabalho aprofundei o meu conhecimento sobre as diferentes áreas de intervenção da Psicologia e fiquei a conhecer a importância que esta ciência tem no desenvolvimento do individuo.

Efetivamente, a Psicologia desempenha um papel preponderante no comportamento humano e na compreensão dos seus sentimentos e emoções.

De facto, este trabalho assumiu-se uma ferramenta crucial para compreender os diferentes auxílios psicológicos a que o ser humano pode recorrer para garantir o seu bem-estar.

Com este trabalho apercebi-me que a Psicologia tem ocupado um lugar de destaque na nossa sociedade pois, ajuda-nos a compreender as relações humanas e as diferentes situações que podem afetar emocionalmente uma pessoa, seja por traumas, problemas quotidianos ou a vontade de melhorar a vida. Por este motivo, a Psicologia oferece diversos campos de intervenção, propondo em cada área soluções baseadas no desenvolvimento e bem-estar do ser humano.

Em suma, do meu ponto de vista, a Psicologia é uma área bastante importante para os dias de hoje, uma vez que, o ser humano está em constante mudança e terá que ser estudado para que possa ser ajudado, se necessário.


Bibliografia/Webgrafia

COIMBRA JOAQUIM; CASTRO MARIA, dezembro de 2001/ 3ª edição, Porto ``Psicologia´´.

MONTEITO MANUELA; SANTOS MILICE, 2002, Porto, Porto Editora, ``Psicologia 1ª parte´´.

https://www.vittude.com/blog/o-que-e-psicologia-e-como-surgiu/

https://trabalhador.pt/psicologia-do-desporto-o-que-e-importancia-e-para-que-serve/

https://blog.anhanguera.com/psicologia-criminal/

https://www.psicologia.pt/info/sobre.php


Inês Varela, nº14, 12ºD

 





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