Introdução
A Psicologia pode ser
compreendida como uma das áreas dentro do campo das ciências humanas que visa
estudar o ser humano e a sua relação com o mundo. Atualmente sabe-se que a
psicologia estuda várias áreas do comportamento humano.
O objetivo deste
trabalho é dar a conhecer algumas áreas de atuação da Psicologia, que tem vindo
a desempenhar um papel crucial no desenvolvimento do Homem, numa sociedade cada
vez mais heterogénea.
Para iniciar o meu
trabalho comecei por referir sucintamente o que é a Psicologia e a sua
importância no crescimento do indivíduo como pessoa.
Deste modo, no presente trabalho vou dar a
conhecer algumas áreas de atuação desta ciência, nomeadamente a Psicologia
Clínica, a Psicologia Educacional, a Psicologia Organizacional, a Psicologia
Criminal e a Psicologia Desportiva. Ao falar destas áreas achei importante
referir em que consistem, qual o principal objetivo delas e quais as principais
áreas de intervenção.
Efetivamente, a
Psicologia tem sido responsável pelo estudo do comportamento das pessoas e
trata-se de uma ciência que teve grandes avanços na compreensão das relações
interpessoais em diversos campos.
Com este trabalho,
evidenciei apenas os aspetos que considero mais pertinentes em relação a este
tema.
O que é a Psicologia?
A Psicologia é uma ciência muito nova, com avanços nos últimos 150 anos. No entanto, as suas origens remontam à Grécia antiga, entre 400 e 500 anos a.C. A ênfase era filosófica, com grandes pensadores como Sócrates influenciando Platão, que por sua vez influenciaram Aristóteles.
A palavra “psicologia”
vem do grego antigo psyque, que significa mente, e logos, que significa
conhecimento ou estudo.
Assim, podemos afirmar
que a Psicologia é o estudo científico da mente e do comportamento humano. Como
se trata de uma ciência, ela tenta investigar as causas do comportamento
humano, evidenciando uma enorme variedade de fenómenos como a aprendizagem e
memória, sensações e percepções, motivação e emoção, pensamento e linguagem,
personalidade e comportamento social, inteligência, desenvolvimento infantil,
doenças mentais, entre outros.
O objetivo desta área é
diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos
humanos, tendo como ponto de partida a mente. Contudo, embora não possamos
observar diretamente a mente, tudo o que fazemos, pensamos, sentimos e dizemos
é determinado pelo funcionamento dela.
Efetivamente, a
Psicologia é a ciência que estudo como as influências externas (a convivência
com as outras pessoas, amigos e familiares e as experiências de vida de cada
um) e as internas (as crenças, os valores e a visão do mundo) afetam a forma do
Homem pensar, agir e sentir.
As conclusões dos
estudos são tiradas através da observação, experimentação, descrição e
simulação, por parte do psicólogo. Este tenta compreender quais os processos
mentais que estão a desencadear reações negativas na vida de uma pessoa, de
modo a trabalhá-las para mudar esses comportamentos para uma mente mais
saudável. Efetivamente, o psicólogo é capaz de detectar doenças e distúrbios
mentais ou de comportamento e, para além disso, ajuda as pessoas a interpretar
os seus sentimentos e orienta-as a compreender as suas emoções.
Neste sentido, a Psicologia é uma área científica que abrange muitas subáreas de estudo. De entre elas passo a referir as que serão abordadas neste trabalho: a psicologia educacional, a psicologia do trabalho e das organizações, a psicologia clínica, psicologia vocacional e profissional, psicologia criminal e psicologia do desporto.
Quais as
principais áreas em que os psicólogos portugueses trabalham?
Em Portugal os psicólogos trabalham maioritariamente nas seguintes áreas:
- Psicologia Clínica e Saúde (área onde se encontra o maior número de ativos);
- Psicologia Educacional (área que tem verificado uma grande aposta a nível nacional e inúmeros resultados positivos).
Sendo também possível verificar
um aumento nas seguintes áreas:
- Psicologia
de Desporto (devido
à percepção do envolvimento mental ser quase tão importante como o físico);
- Psicologia
Criminal/Forense (que tem como base a tentativa de perceber de forma mais aprofundada certas ações e comportamentos desviantes).
O que é a Psicologia Educacional?
A Psicologia
educacional é uma subárea da Psicologia que tem como função a produção de
saberes relacionados com o processo educativo.
O principal objetivo
desta subárea é ajudar alunos, pais e profissionais da educação a solucionar
problemas que podem estar a prejudicar o processo de aprendizagem do indivíduo.
Incide na teoria e na prática da educação e abrange um campo de estudo e de intervenção muito lato relacionando-se com os aspetos psicológicos da educação, incluindo campos educativos diversos como a escola e outras instituições educativas (creches, jardins-de-infância, internatos, instituições de reeducação, atividades de tempos livres, etc.)
O psicólogo da educação
trabalha não só centrado na pessoa individual, mas também em organizações
sociais.
A Psicologia da
educação tem uma abordagem com enfoque no desenvolvimento e na mudança, no
prognóstico, aconselhamento e prevenção.
Intervém, na ativação
do desenvolvimento psicológico e otimização dos percursos, de forma que o
sujeito possa atingir níveis mais elevados de maturação, procurando evitar e/ou
colmatar desarmonias no processo de crescimento.
O psicólogo da educação
pode intervir nas dificuldades de natureza mental e emocional. Desde as
perturbações de sono e alimentares a comportamentos desviantes e junto de vítimas
de maus tratos e de abusos sexuais, numa perspetiva educacional.
Em suma, a psicologia
da educação tenta compreender o processo de ensino e aprendizagem e o
comportamento das pessoas no ambiente educacional. Tenta não só aprimorar o
processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, mas também para compreender
os diferentes estágios de desenvolvimento da criança até atingir a idade
adulta.
Em contexto de sala de
aula, a psicologia da educação ajuda o professor a
adaptar o ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de
aprendizagem.
Quais os objetivos?
- Promover o desenvolvimento e maturação psicológica;
Intervir nas dificuldades de natureza mental e emocional;
- Contribuir para a superação de dificuldades de aprendizagem e de adaptação ao contexto escolar;
- Apoiar os agentes educativos nas questões psicopedagógicas: processo do ensino-aprendizagem; currículos; relação do professor-aluno; escola-família…
- Desenvolve e realizar a orientação escolar e profissional.
Quais as áreas de intervenção?
- Jardins de infância;
- Escolas e outras instituições educacionais;
- Internatos;
- Autarquias;
- Instituições de educação especial;
- Consultórios de orientação escolar e profissional.
O que é a Psicologia do Trabalho e das Organizações?
A Psicologia Organizacional,
ou Psicologia das Organizações, é uma subárea da psicologia que se dedica a
entender os fenômenos do comportamento humano que acontecem dentro do ambiente
de trabalho. No fundo, estuda os comportamentos que ocorrem no contexto de
organizações e instituições.
Efetivamente, esta subárea da psicologia analisa e compreende o funcionamento das organizações (empresas instituições públicas e privadas), explica se é possível, prever a conduta dos grupos e dos indivíduos no seu interior, os mecanismos de regulação interna, os problemas da motivação e liderança e a resolução de conflitos.
Cabe ao psicólogo
organizacional analisar a estrutura e o funcionamento das organizações, as
relações entre os indivíduos e as tarefas, o nível de satisfação e motivação
dos trabalhadores, as relações entre estes e a hierarquia, a teia de relações
formais e informais que se estabelecem e os conflitos aos vários níveis. Faz
ainda parte da sua área de intervenção o recrutamento de pessoal, procurando,
frequentemente a partir da análise das tarefas, precisar as competências
necessárias para o exercício das funções.
Quais os objetivos?
- Analisar a estrutura e funcionamento das organizações;
- Promover a otimização do trabalho;
- Intervir nos processos institucionais;
- Analisar as relações formais e informais entre os indivíduos e o grupo;
- Estudar o clima, motivação e nível de satisfação dos trabalhadores;
- Analisar a relação entre as tarefas e os indivíduos;
Quais as áreas de intervenção?
- Empresas;
- Organizações governamentais e não governamentais.
O que é a Psicologia Clínica?
A Psicologia Clínica,
embora já referenciada no século XIX, aparece como área autónoma nos EUA, após
a Segunda Guerra Mundial. Esta diz respeito ao subdomínio da psicologia que se
destina a investigar e a intervir no campo da saúde mental.
Em investigação, o
método clínico procura apreender o sujeito em toda a sua dimensão, tentando
compreender a forma como vivencia os problemas.
A grande finalidade
desta subárea
é a avaliação, o diagnóstico e o tratamento de doenças mentais,
prevenção da psicopatologia e redução de situações de risco.
A Psicologia Clínica e
a psicopatologia ou psicologia patológica têm um campo comum: o estudo do
indivíduo e das suas perturbações, dificuldades e problemas. Contudo, ambas as
designações podem diferenciar-se, embora não seja fácil pois, a psicologia
clínica está mais relacionada com o sofrimento, com as dificuldades
comportamentais e com a saúde mental; a psicopatologia abrange mais doenças
mentais e a análise psicológica dos fenómenos patológicos.
A Psicologia Clínica
ajuda a entender, a prevenir e a avaliar o sofrimento ou a disfunções
psicologicamente causadas e promover o bem-estar e o desenvolvimento pessoal do
indivíduo. O psicólogo clínico vai ajudar o individuo a promover mais
capacidade de análise e compreensão dos seus sentimentos e comportamentos,
assim como, facilitar outras leituras das vivências e das realidades e dar à
paciente capacidade de ação ao processo de mudança.
Quais os objetivos?
- Diagnosticar perturbações, dificuldades e problemas de natureza psicológica;
- Realizar análise psicológica dos fenómenos psicológicos;
- Desenvolver psicoterapias individuais e de grupo.
Quais as áreas de intervenção?
- Hospitais gerais e psiquiátricos;
- Centros de Saúde Mental;
- Parcerias institucionais saúde publica, educação especial;
- Centros de apoio à toxicodependência;
- Organismos prisionais.
O que é a Orientação Vocacional e Profissional?
A Orientação Vocacional
e Profissional é uma área técnico científica que se debruça sobre a perspectiva das escolhas individuais que devem relacionar o conhecimento aprofundado do
próprio sujeito (o Eu) com as expectativas realistas e fundamentadas do
sujeito, no que diz respeito à concretização de objetivos de vida campo da
realização académica e laboral.
O foco da Orientação Vocacional visa o autoconhecimento “conhecer-se
melhor a si próprio”, ou seja, descobrir de uma forma dinâmica e científica, as
variáveis que mais influenciam neste processo: maturidade vocacional,
inteligência cognitiva e emocional, interesses vocacionais, aptidões e
competências, traços de personalidade e necessidades específicas.
Quais os objetivos?
- Contribuir para a concretização da igualdade de oportunidades;
- Promoção do sucesso educativo;
- Aproximação entre a família, a escola e o mundo de atividades profissionais.
Quais as áreas de intervenção?
- Orientação Vocacional do 9º ano;
- Orientação Vocacional do 12º ano;
- Orientação Vocacional no Ensino Superior;
- Orientação Vocacional e Profissional.
A Psicologia Criminal é uma subárea da Psicologia Jurídica que explica os comportamentos criminosos, ao estudar o infrator e a vítima, e tem relação com a Criminologia. Esta psicologia investiga os pensamentos e intenções, motivos e reações, emoções e sentimentos, examinando o histórico de vida de um indivíduo com essa conduta.
Tem como objetivo, determinar por qual motivo um crime é cometido, desde
que o infrator toma a decisão que resulta no caso, até quando o indivíduo
comparece ao tribunal.
Inicialmente era denominada de Psicologia Forense, uma vez que o
trabalho acontecia no Tribunal de Justiça. Contudo, a área da Psicologia
Criminal expandiu-se e hoje complementa principalmente o trabalho policial nas
investigações criminais.
Efetivamente, a Psicologia Criminal é uma subárea que aplica os conhecimentos da Psicologia no âmbito de assuntos relacionados com o direito e a justiça, tendo como finalidade a proteção da sociedade e a defesa dos cidadãos, atuando junto de vítimas de crimes, de agressores, crianças ou jovens em risco ou jovens delinquentes.
Quais os objetivos?
- Entender os pensamentos e comportamentos que levam uma pessoa a cometer um crime.
Quais as áreas de intervenção?
- Estabelecimentos prisionais;
- Centros educativos;
- Instituições de reinserção social;
- Instituições de promoção e proteção de menores em risco ou perigo;
- Lares de apoio a vítimas;
- Forças policiais;
- Tribunais.
O que é a Psicologia Desportiva?
A Psicologia
do Desporto é uma área da psicologia que procura compreender os pensamentos,
emoções e comportamentos de todos os praticantes e outros agentes envolvidos na
prática do desporto, exercício e atividade física, independentemente dos seus
objetivos se centrarem no desempenho desportivo ou na prática da atividade
física como estratégia de promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Assim, a
Psicologia do Desporto contribui para que sejam desenvolvidas competências
psicológicas relevantes para o sucesso no ambiente desportivo, na prática de
exercício físico e ainda noutros contextos e performance.
Importa
compreendermos que o desporto é uma área exigente. Quando estamos a praticar
atividade desportiva são-nos exigidos esforço e energia que não são meramente
físicos, mas também psicológicos e emocionais. De facto, grande parte do
sucesso numa competição pode ser determinado por fatores psicológicos. Quanto
mais elevado for o nível em que determinado atleta está, mais elevada a fasquia
e consequentemente mais elevada a importância de todos os fatores que possam
interferir no desempenho, nomeadamente os fatores psicológicos.
Quais os objetivos?
- Melhoria do bem-estar do atleta, ou seja, do funcionamento equilibrado do corpo e da mente;
- Compreender de que maneira os fatores psicológicos afetam o rendimento físico de cada atleta;
- Pretende otimizar as operações internas do atleta no sentido de maximizar as suas potências físico, técnico e tático.
Quais as áreas de intervenção?
- Clubes desportivos;
- Escolas;
- Organizações e associações ligadas ao desporto;
- Autarquias;
- Entidades públicas;
- Ginásios;
Conclusão
Durante a realização
deste trabalho aprofundei o meu conhecimento sobre as diferentes áreas de
intervenção da Psicologia e fiquei a conhecer a importância que esta ciência
tem no desenvolvimento do individuo.
Efetivamente, a
Psicologia desempenha um papel preponderante no comportamento humano e na
compreensão dos seus sentimentos e emoções.
De facto, este trabalho
assumiu-se uma ferramenta crucial para compreender os diferentes auxílios
psicológicos a que o ser humano pode recorrer para garantir o seu bem-estar.
Com este trabalho apercebi-me
que a Psicologia tem ocupado um lugar de destaque na nossa sociedade pois,
ajuda-nos a compreender as relações humanas e as diferentes situações que podem
afetar emocionalmente uma pessoa, seja por traumas, problemas quotidianos ou a
vontade de melhorar a vida. Por este motivo, a Psicologia oferece diversos
campos de intervenção, propondo em cada área soluções baseadas no desenvolvimento
e bem-estar do ser humano.
Em suma, do meu ponto
de vista, a Psicologia é uma área bastante importante para os dias de hoje, uma
vez que, o ser humano está em constante mudança e terá que ser estudado para
que possa ser ajudado, se necessário.
Bibliografia/Webgrafia
COIMBRA JOAQUIM; CASTRO MARIA, dezembro de 2001/ 3ª edição,
Porto ``Psicologia´´.
MONTEITO MANUELA; SANTOS MILICE, 2002, Porto, Porto Editora,
``Psicologia 1ª parte´´.
https://www.vittude.com/blog/o-que-e-psicologia-e-como-surgiu/
https://trabalhador.pt/psicologia-do-desporto-o-que-e-importancia-e-para-que-serve/
https://blog.anhanguera.com/psicologia-criminal/
https://www.psicologia.pt/info/sobre.php
Inês Varela, nº14, 12ºD
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