Relações
precoces e interpessoais
O ser humano quando nasce é biologicamente inacabado e, por
isso, os bebés humanos desenvolvem as suas capacidades e competências muito
lentamente após o seu nascimento.
Processos fundamenais da cognição social:
Impressões
O primeiro contacto que temos
com alguém que não conhecemos, obriga-nos a construir uma ideia sobre essa
pessoa, selecionando alguns aspetos que consideramos mais significativos, ou
que realçamos mais tendo em conta a nossa observação. Este comportamento é
mútuo, na medida em que a outra pessoa também constrói uma impressão sobre mim.
Caracterização das impressões
Afetiva – gostamos ou não da pessoa;
Moral – consideramos a pessoa boa
ou má;
Instrumental – se é competente ou incompetente.
Expectativas
Quando conhecemos alguém não ficamos apenas com a primeira
imagem que resulta desse primeiro contacto, criamos expectativas que decorrem
das características que apreendemos nesse encontro. A partir de alguns
indicadores, prevemos o seu comportamento e as suas atitudes, isto é,
desenvolvemos determinadas expectativas – modos de categorizar as pessoas
através dos indícios e das informações, prevendo o seu comportamento. As
expectativas são mútuas, o outro com quem interagimos desenvolve, também,
expectativas em relação a nós.
Neste processo estão envolvidas duas operações básicas:
indução e dedução.
É pela indução que passamos da perceção à inclusão
da pessoa numa categoria. É pela dedução que, a partir do momento em que
reconhecemos a categoria a que uma pessoa pertence, passamos a atribuir-lhe
determinadas características.
Tal como as impressões, as expectativas são facilitadoras
da nossa leitura do mundo.
Atitudes
É muito comum na linguagem
corrente fazer equivaler o conceito de atitude ao de comportamento. Contudo, em
psicologia, o termo atitude tem outro significado. Uma atitude é uma tendência
para responder a um objeto social, de modo favorável ou desfavorável. Assim,
não é um comportamento, mas sim uma predisposição. Permitem-nos interpretar,
organizar e processar as informações.
Componente cognitiva – é o
que consideramos verdadeiro sobre o objeto social.
Componente afetiva –
conjunto de valores e emoções, positivas ou negativas, relativamente ao objeto
social.
Componente comportamental –
conjunto de reações face ao objeto social. É uma disposição para agir
As atitudes formam-se no processo de socialização, no meio
social onde estamos inseridos. Os agentes sociais são os responsáveis pela
formação de atitudes, como os pais, a família, a escola e os amigos.
Representações sociais
As representações sociais fazem parte do processo de
interação social. São uma forma dos indivíduos se explicarem e fundamentarem as
suas opiniões e comportamentos.
A objetivação e a ancoragem são dois processos que ajudam
na formação deste tipo de pensamento
A objetivação envolve um processo de agrupamentos das
ideias e das imagens em torno do mesmo assunto, no qual alguns elementos são
esquecidos e outros valorizados, com o objetivo de explicar a realidade de uma
forma simples.
Construção seletiva:
alguns elementos são desvalorizados, com o objetivo de construir uma ideia
simples. Parte da informação que recebemos é mantida.
Esquematização figurativa: as
informações são convertidas num esquema figurativo simples que poderão ser
constituídos por imagens.
Naturalização: o abstrato torna-se
concreto através de imagens simples
A ancoragem, designa-se como novas representações que se
juntam às anteriores formando o que alguns autores chamam de «universo de
opiniões». Estas representações passam a orientar as relações sociais e os
comportamentos.
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