Avançar para o conteúdo principal

A CULTURA (INDIVIDUOS E GRUPOS)

 

A CULTURA

(INDIVIDUOS E GRUPOS)


Grupo social 

Na Psicologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo. Estabilidade nas relações interpessoais e sentimentos partilhados numa mesma unidade social são as condições suficientes. Além disso, é importante observar que o grupo existe mesmo que não se esteja próximo dos componentes. Prova disso está no fato de que, ao sairmos da última aula da semana, embora fiquemos longe daqueles que compõem a nossa sala, a turma por si só não se desfaz, ainda existindo enquanto grupo. Da mesma forma, podemos pensar isso nas nossas famílias, o que comprova o facto de que o grupo é uma realidade, ou seja, mesmo que os indivíduos estejam longe, permanece o sentimento de presença dentro da consciência de cada um.

Redes de comunicação

 No interior do grupo, por mais pequeno que seja, estabelecem-se comunicações entre os seus membros. Designa-se por redes de comunicação os canais e o modo como as pessoas se relacionam no interior de um grupo. As redes de comunicação reproduzem os modelos de transmissão de mensagens que se estabelecem entre os membros de um grupo. Kurt Lewin estudou as influências das comunicações no grupo e as transformações provocadas pela utilização de diferentes canais de comunicações. Kurt Lewin orientou experiências com grupos de cinco pessoas, organizando-as em três tipos de rede:

  1. Rede em estrela
  2. Rede em círculo
  3. Rede em cadeia 

Este investigador procurou avaliar, as diferentes redes de comunicação, através dos seguintes parâmetros:

  •   O número de mensagens emitidas
  •   O número de erros cometidos
  •   O tempo necessário para resolver o problema
  •   O moral do grupo

Liderança

No interior dos grupos estabelece-se uma divisão de funções e relações de cooperação entre os seus membros. O tipo de tarefas, estrutura, organização e normas varia. Contudo há um elemento comum a quase todos os grupos, a existência de um líder. Mesmo nos grupos mais pequenos, há a tendência para se escolher entre os seus membros um elemento que coordene a atividade coletiva, para melhor atingir os objetivos definidos, para afirmar o próprio grupo. A liderança é o processo pelo qual alguém tente influenciar os outros na realização dos objetivos pretendidos.

Estatuto e Papel


Os papeis que assumimos nos grupos a que pertencemos definem as obrigações e os comportamentos que os outros esperam de nós. O papel está dependente da posição que ocupamos num dado grupo, ou seja, do nosso estatuto. Assim, o estatuto decorre do poder e prestígio que se detém num dado grupo.

Podemos também concluir que perante várias situações/grupos um indivíduo pode assumir diferentes estatutos e consequentemente diferentes papéis, e que o bom funcionamento do sistema social assenta na reciprocidade de estatutos e papéis.



João Monteiro 12D n:17 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A mente como um sistema de construção no mundo.

  A mente  é um  sistema de construção do mundo . “É com  a mente  que pensamos: pensar é ter uma  mente  que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da  mente .” A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não “copia” a informação – interpreta-a. A informação em si não possui qualquer significado, e para que a representação possa ser útil, para se compreender qualquer relação interior/exterior, entre mente/comportamento, a representação tem de ter significado para a mente. A mente constrói significados. Cria o sentido que atribuímos ao mundo e à nossa existência e produz cenários e imagens do que ainda não aconteceu (projeta, imagina).  Pensamento e ação - “É em relação que cada ser humano conhece o mundo, o que sente e age sobre ele. É um processo que acontece a cada momento e de forma integrada. Não conhecemos sem sentir e agir, não agimos sem conhecer e sentir e não ...

Conceções do Ser Humano e o objeto da psicologia

Conceções do Ser Humano e o objeto da psicologia O que é o Consciente ? O nível consciente nada mais é do que tudo aquilo do que estamos conscientes no momento , no agora. Ele corresponderia á menor parte da mente humana. Nele está tudo o que podemos perceber e acessar de forma intencional. Outro aspeto importante é que o consciente funciona de acordo com as regras sociais , respeitando tempo e espaço. Isso significa que é por meio dele que se dá a nossa relação com o mundo externo. O nível consciente seria nossa capacidade de perceber e controlar o nosso conteúdo mental. Apenas aquela parte do nosso conteúdo mental presente no nível consciente é que pode ser percebida e controlada por nós. Podendo assim resumir que , o Consciente responde pelo aspeto racional , por aquilo que estamos pensando , pela nossa mente atenta e por nossa relação com o undo exterior a nós. É uma pequena parte da nossa mente , embora acreditemos que seja maior. O que é o Pré-Consciente ? O pré-con...